O piso radiante é uma tecnologia moderna que proporciona calor uniforme num espaço, através da instalação de tubagens ou cabos elétricos sob o revestimento. Em comparação com os sistemas tradicionais de radiadores, o aquecimento por piso radiante é uma opção mais eficiente, económica e esteticamente agradável.
Neste guia de compra completo sobre aquecimento por piso radiante, abordaremos tudo o que precisa de saber sobre pavimentos aquecidos e aquecimento por piso radiante, incluindo as suas vantagens, desvantagens e muito mais.
O que é o aquecimento por piso radiante?
O piso radiante Warmup é um sistema de aquecimento que envolve a instalação de uma rede de tubos ou cabos elétricos sob a superfície do pavimento. Através da radiação térmica, este sistema aquece o espaço de forma homogénea, aquecendo o pavimento e os elementos da divisão, em vez de apenas o ar. O calor é irradiado e absorvido pelos objetos na sala, garantindo uma distribuição eficiente da temperatura. Em resumo, os pavimentos aquecidos utilizam a tecnologia de calor radiante para aquecer o piso, permitindo que a temperatura suba à medida que o calor se dissipa pelo ambiente.
Por que instalar um piso radiante?
Embora o inverno signifique, para muitos, o fim da época das alergias, é sabido que os sistemas de aquecimento por convecção podem agravar esses sintomas. O aquecimento por piso radiante não depende de condutas, grelhas de ventilação ou sistemas de ar forçado, o que pode ajudar a reduzir este problema, proporcionando um aquecimento mais limpo, saudável e seguro.
Além disso, os sistemas de aquecimento tradicionais apresentam outros inconvenientes comuns nas habitações: a distribuição desigual do calor. A localização de radiadores ou unidades de ar condicionado influencia o aquecimento, tornando algumas áreas mais quentes do que outras. O aquecimento por piso radiante distribui o calor de forma homogénea por toda a superfície do pavimento, garantindo uma temperatura equilibrada sem correntes de ar frio. Assim, é uma solução de aquecimento mais eficiente, económica e confortável.
Quais são os tipos de aquecimento por piso radiante?
Existem dois tipos de aquecimento por piso radiante: elétrico e hidráulico.
Sistemas de aquecimento por piso radiante elétrico
Os sistemas de piso radiante elétrico utilizam fios elétricos para aquecer os pavimentos. A instalação é rápida e extremamente eficiente em termos energéticos. Além disso, os sistemas elétricos são económicos e têm um custo de instalação mais baixo em comparação com outros sistemas de aquecimento. Estes sistemas também não requerem manutenção permanente, sendo instalados e prontos a funcionar.
Sistemas de aquecimento por piso radiante hidráulico
Os sistemas de aquecimento por piso radiante hidráulico utilizam tubos de aquecimento sob o pavimento, que são aquecidos por uma fonte de calor, como caldeiras, bombas de calor, geotermia, entre outras. O custo operacional a longo prazo deste sistema é mais baixo do que o de um sistema elétrico, mas a instalação é mais cara. O aquecimento por piso radiante hidráulico demora mais a ser instalado do que os sistemas elétricos. Ao contrário do sistema elétrico, um sistema hidráulico exigirá manutenção. Pode saber mais sobre as diferenças entre o piso radiante hidráulico e elétrico lendo o nosso artigo específico sobre o tema.
Qual é a espessura do aquecimento por piso radiante?
A maioria dos nossos sistemas de aquecimento por piso radiante tem pouco ou nenhum impacto visível na altura do pavimento. A rede de aquecimento SPM, por exemplo, possui o cabo mais fino do mercado, com apenas 1,8 mm de espessura, sendo aplicada diretamente na cola do revestimento.
Para um aquecimento por piso radiante hidráulico, a espessura mínima necessária começa apenas a 18 mm com o sistema Ultra-12.
As vantagens do aquecimento por piso radiante
A utilização de um aquecimento por piso radiante apresenta 8 principais vantagens:
- Material invisível nas zonas habitáveis
Ao contrário dos radiadores e outras opções de aquecimento, os sistemas de aquecimento por piso radiante são projetados para serem discretos. Como resultado, são praticamente invisíveis nos seus espaços de vida, tornando-se uma opção de aquecimento esteticamente atraente.
- Económico e rentável
Comparado com sistemas a gás ou a caldeira, os sistemas de aquecimento por piso radiante são eficientes em termos energéticos e rentáveis. Os radiadores tradicionais em ferro fundido precisam ser aquecidos com água até 70°C antes de poderem aquecer uma divisão. Um sistema de aquecimento por piso radiante precisa de atingir cerca de 27°C para aquecer todo o espaço.
Além disso, com o aquecimento por piso radiante, os pavimentos são aquecidos diretamente, o que resulta em menos energia desperdiçada. Os pavimentos aquecidos são eficientes em termos energéticos e permitem poupar nas faturas de aquecimento.
- Compatível com termostatos inteligentes
Na Warmup, os nossos termostatos inteligentes são compatíveis com a maioria dos sistemas de aquecimento por piso radiante. Eles funcionam automaticamente, o que facilita a sua integração no seu lar. Com um termostato inteligente, pode programar os seus pavimentos aquecidos de acordo com um calendário pré-definido, garantindo temperaturas fiáveis e constantes na sua casa.
- Menos restrições na decoração interior
Com o aquecimento por piso radiante, pode aproveitar todo o seu espaço sem radiadores volumosos pendurados na parede. A sua liberdade de design e decoração aumenta, pois não precisa de se preocupar com o layout em torno dos radiadores.
- Sem necessidade de manutenção
Os sistemas de aquecimento por piso radiante elétrico geralmente não requerem manutenção ou cuidados após a sua instalação. Isso torna esta uma opção de aquecimento sem preocupações e de manutenção mínima. Os nossos tubos de aquecimento por piso radiante hidráulico têm uma barreira antioxidação que os protege da formação de lamas.
- Compatível com todos os tipos de projetos e revestimentos de pavimento
Os nossos pavimentos aquecidos são compatíveis com todos os tipos de revestimentos de pavimento. Seja madeira, pavimento flutuante, pedra, cerâmica, cimento polido, carpete ou outros materiais, o aquecimento por piso radiante pode funcionar de acordo com as suas preferências.
Com um aquecimento por piso radiante elétrico:
- Cerâmica e pedra: Sistema SPM ou DCM-PRO – com uma membrana anti-fratura para prevenir fissuras nos azulejos.
- Vinílico: SPM, DCM-PRO sob regularização fibrada ou WLFH.
- Pavimento flutuante, madeira engenheirada, carpete: WLFH em alumínio – sem necessidade de cola ou nivelador.
- Betão: Cabo WIS
Com um aquecimento por piso radiante hidráulico:
- Renovação com pouca espessura disponível: Piso radiante Ultra-12 com 18 mm de espessura.
- Sobre Lajes : Nexxa-12 (22 mm de espessura antes do revestimento).
- Facilidade de instalação
Os sistemas de aquecimento por piso radiante elétrico são fáceis de instalar sempre que o revestimento de pavimento for colocado. Existem opções tanto para profissionais como para entusiastas de bricolage. Os nossos sistemas de aquecimento por piso radiante hidráulico são projetados para ser intuitivos e rápidos de instalar.
- Qualidade do ar
O aquecimento por piso radiante é uma alternativa muito melhor em termos de qualidade do ar. Os radiadores geram temperaturas elevadas, o que pode secar o ar e tornar o ambiente desconfortável. Além disso, a circulação do ar que sobe e desce faz com que a poeira circule, o que não é bom para a qualidade do ar. Os pavimentos aquecidos mantêm o ar fresco e não contribuem para a circulação de poeira ou detritos.
Desvantagens do aquecimento por piso radiante
O aquecimento por piso radiante apresenta muitas vantagens, mas também há desvantagens a considerar.
- Obrigação de substituir o revestimento de pavimento antigo
Para instalar um sistema de aquecimento por piso radiante, é necessário remover e substituir os pavimentos existentes. Por isso, é melhor instalar os sistemas de aquecimento por piso radiante quando já estiver a fazer uma renovação ou a instalar novos pavimentos.
- Tempo de instalação
Geralmente, é necessário aplicar um composto autonivelante sobre o sistema de aquecimento por piso radiante, e esse composto deve estar completamente seco antes de poder instalar o revestimento de pavimento. O tempo de secagem é de cerca de um ou dois dias para um nivelamento, até 3 semanas para uma betonilha.
No entanto, existem sistemas rápidos de instalar, como o sistema de aquecimento por piso radiante sob cerâmica SPM, que está “pronto para colocar azulejos”; o projeto pode ser concluído em um dia. O sistema WLFH não requer cola nem nivelamento, permitindo que o pavimento flutuante seja colocado diretamente, podendo ser instalado e utilizado no mesmo dia.
Aqui, pode ver os vídeos de instalação dos nossos produtos.
- Problemas de altura do pavimento
Os sistemas de aquecimento por piso radiante Warmup variam desde não adicionar altura (SPM integrado na cola do azulejo) até 18 mm de altura necessária para o nosso sistema de aquecimento por piso radiante hidráulico fino, e sistema elétrico isolado (Ultralight + DCM-PRO com nivelamento). Além disso, a maioria das pessoas adiciona também alguns painéis de isolamento para maximizar a eficiência do sistema, o que adiciona uma espessura adicional ao pavimento. Portanto, os pavimentos aquecidos causam uma ligeira perda de altura, por isso, se estiver a considerar instalar um aquecimento radiante numa divisão com altura limitada, isso poderá ser um problema.
Como funciona o aquecimento por piso radiante?
Os sistemas de aquecimento por piso radiante são eficientes em termos de energia, fornecendo um aquecimento fiável e duradouro para toda a casa.
Um aquecimento por piso radiante elétrico possui um cabo resistivo que gera calor, o qual se espalha pela cola de azulejo ou revestimento e, em seguida, pelo pavimento. O revestimento sendo aquecido suavemente, a sua temperatura distribui-se uniformemente pela divisão e aquece a área instalada.
Um piso radiante hidráulico tem tubos instalados sob o revestimento, onde a água quente distribuída pelas distribuidoras é suavemente bombeada para liberar o seu calor na cola ou revestimento, e depois para o pavimento. Da mesma forma, o acabamento do pavimento aquece e transmite a sua calor à divisão equipada.
Existem várias formas de garantir o melhor desempenho do seu sistema de aquecimento.
Recomendações sobre o isolamento com aquecimento por piso radiante
Para maximizar a eficiência de um sistema de piso radiante, é essencial utilizar um isolamento adequado. O isolamento ajuda a reduzir os custos operacionais, garante um aquecimento constante e fiável, evita a acumulação de humidade e melhora o conforto da habitação.
O Isolamento Ultralight é o mais recente painel de isolamento térmico da Warmup, desenvolvido com propriedades acústicas para utilização em sistemas de aquecimento por piso radiante. É altamente recomendado para instalações sobre uma laje de cimento ou um pavimento já isolado. Este isolamento é adequado tanto para sistemas elétricos de aquecimento por piso radiante quanto para o sistema hidráulico Nexxa-12.
Para otimizar ainda mais o desempenho do seu sistema de aquecimento, pode utilizar um termostato inteligente para programar os horários de funcionamento. Além disso, a funcionalidade Smart Geo da Warmup permite ajustar automaticamente o aquecimento com base na localização do utilizador, garantindo maior eficiência energética e conforto.
Como instalar um piso radiante?
A instalação varia consoante o seu sistema. Dependendo da estrutura do seu pavimento e do tipo de projeto, recomendamos diferentes produtos da nossa gama. Se tiver um sistema adequado ao seu projeto, aconselhamos sempre a seguir o manual de instalação dos nossos equipamentos.
Piso radiante elétrico
Pode escolher entre sistemas de aquecimento por piso radiante elétrico em rede ou em cabo. A maioria dos sistemas de aquecimento radiante da Warmup possui um suporte autoadesivo. Outros incluem um kit com fita adesiva específica. Após testar o sistema e ligá-lo à rede através do termostato, pode concluir a instalação do revestimento.
7 conselhos para instalar sistemas elétricos
- O aquecimento por piso radiante nunca deve ser cortado, instalado de parede a parede ou sob móveis fixos permanentes, como móveis de cozinha. Calcule a sua área aquecida deduzindo os eventuais obstáculos no pavimento e multiplique por 0,90 para obter uma zona de amortecimento à volta da divisão e dos objetos que excluiu. A partir daí, determinar o que precisa torna-se simples! Solicite um orçamento gratuito através do nosso site e receba-o em menos de 24 horas.
- É recomendada a utilização de isolamento sobre uma laje de cimento. A Warmup oferece dois tipos de isolamento distintos: painéis de isolamento térmico rígidos, com elevada resistência à compressão, fabricados em poliestireno extrudido com revestimento cimentício, e um isolamento refletor e de desacoplamento, além de uma subcamada em polietileno em formato de rolos flexíveis, como o isolamento térmico para laminados WIU (para instalações com o WLFH). O isolamento do pavimento cria uma barreira térmica entre o contrapiso e o pavimento final, reduzindo significativamente as perdas de calor para baixo.
- São recomendadas duas sondas de pavimento, para garantir uma alternativa caso a primeira sofra danos.
- Certifique-se de que existe um disjuntor dedicado à zona de aquecimento.
- Deixe a cola ou o revestimento nivelador secar naturalmente.
- Nem todos os produtos são iguais – tenha em conta a potência térmica e as garantias, não apenas o comprimento, mas também a facilidade de instalação.
- É recomendada a contratação de um eletricista para efetuar as ligações ao termostato e a instalação elétrica ao diferencial.
Piso radiante hidráulico
Num sistema de aquecimento por piso radiante hidráulico, os tubos são instalados sob o pavimento, numa camada de betonilha ou diretamente sob o revestimento, dependendo do tipo de projeto. Os sistemas de piso radiante a água possuem várias peças móveis e requerem ligação à fonte de aquecimento existente, pelo que normalmente é necessária a ajuda de um técnico especializado para projetar e instalar o sistema. Na Warmup, oferecemos o serviço de calepinagem, o que simplifica significativamente o processo de instalação.
Em que divisões instalar um aquecimento por piso radiante?
Os sistemas de aquecimento são concebidos para serem controlados por divisão, tornando-os uma opção altamente eficiente para aquecimento auxiliar ou principal. Ao aquecer apenas os espaços que utiliza, no momento em que os utiliza, pode reduzir significativamente o seu consumo de energia.
Piso radiante numa casa de banho
A casa de banho é um ótimo espaço para instalar um sistema de piso radiante, pois ninguém gosta de sair do duche e pisar um chão gelado. Independentemente do local, os azulejos são sempre frios ao toque. As casas de banho geralmente têm pavimentos cerâmicos, toalhas húmidas e muita humidade no ar, o que as torna frias, especialmente no outono e no inverno. A instalação de um sistema de aquecimento por piso radiante na casa de banho ajuda a manter o ambiente confortável durante todo o ano.
Piso radiante na cozinha
As cozinhas geralmente têm um piso frio em cerâmica. Também tendem a ter um pouco de humidade. Por isso, as cozinhas podem ficar frias no outono e no inverno, tornando os pavimentos radiantes uma excelente opção a considerar. A cozinha é um local ideal para considerar a instalação do aquecimento por piso radiante, pois é, no geral, uma das divisões mais utilizadas de uma casa.
Piso radiante no quarto
Toda a gente gosta de um quarto confortável, e nada torna uma divisão mais confortável do que temperaturas agradáveis. O piso radiante instalado num quarto será uma excelente forma de manter a divisão quente sem aumentar o seu consumo energético.
Piso radiante na sala de estar
O piso radiante é perfeitamente adequado para uma sala de estar ou qualquer outra divisão de convivência. Graças à sua temperatura suave e homogénea, o aquecimento por piso radiante numa sala de estar não vai gerar desconforto nem pontos frios. Comparado com um radiador ou um aquecedor, o piso radiante vai aquecer toda a divisão à mesma temperatura, evitando que fique demasiado frio ou demasiado quente consoante a sua posição na divisão.
Piso radiante numa garagem
A maioria das pessoas não pensa na sua garagem quando considera um sistema de aquecimento por piso radiante. No entanto, ter piso radiante na garagem pode ajudar a controlar a temperatura no inverno e a manter a sua garagem confortável.
Piso radiante em escritórios
Não vai querer sair do seu escritório em casa depois de instalar um piso radiante. Os escritórios em casa, onde realiza o seu trabalho remoto, são um excelente local para investir em melhorias que proporcionam um conforto duradouro.
Piso radiante na cave
As caves são frequentemente húmidas e frias durante os meses mais frescos. No entanto, com um sistema de piso radiante, a sua pode manter-se confortável durante todo o ano. Além disso, como o calor sobe, ter um sistema de aquecimento na sua cave sótão pode ajudar a manter toda a casa mais quente.
O piso radiante comparado a outros sistemas de aquecimento
Quais são as alternativas oferecidas pelos outros sistemas de aquecimento? Como o aquecimento por piso radiante se compara?
Caldeiras e sistemas de ar
Todos conhecem as caldeiras e os sistemas de ar. Os sistemas a ar, como as climatizações, utilizam geralmente gás ou eletricidade para produzir calor e distribuí-lo através de condutas para aquecer a casa. Embora aqueçam rapidamente uma casa, podem ser barulhentos, inestéticos e causar muitos problemas de alergias. O calor também fica concentrado na parte superior da divisão, o que significa que terá de aumentar a temperatura do aquecimento (e usar mais energia) para manter a divisão quente.
Por outro lado, os sistemas de piso radiante funcionam a temperaturas mais baixas do que os sistemas a ar e eliminam as perdas de calor indesejadas, permitindo-lhe economizar nas contas de energia. Eles também não causam os mesmos problemas de alergias, pois não há circulação de ar. Os sistemas de piso radiante podem demorar um pouco mais a aquecer a sua casa, mas o calor é sustentado e com inércia, o que resulta em temperaturas e custos de energia mais estáveis.
Caldeiras e sistemas a água
As caldeiras aquecem a água para a fazer circular através de tubos e radiadores. Em comparação com o piso radiante, os radiadores exigem manutenção regular, demoram mais a aquecer e a arrefecer, e geralmente são uma opção apenas para construções novas. O piso radiante hidráulico é uma opção muito procurada para aquecer uniformemente a sua habitação, permitindo aquecer com água a uma temperatura mais baixa do que os radiadores.
Aquecimento híbrido
Nos sistemas híbridos de aquecimento, também conhecidos como sistemas a combustíveis duplos, combinam uma bomba de calor e uma caldeira a combustão. O sistema híbrido utiliza a opção da bomba de calor, a menos que as temperaturas baixem, momento em que a caldeira a combustão entra em funcionamento. Estes sistemas são excelentes para garantir que sua casa se mantenha aquecida, independentemente das condições. No entanto, os custos de instalação são elevados e requerem manutenção regular. Eles também apresentam as mesmas desvantagens dos sistemas de ar (circulação de pó, alergias, etc…).
6 mitos sobre o aquecimento por piso radiante
- O aquecimento por piso radiante é uma tecnologia nova: Acredite ou não, os primeiros sistemas de aquecimento radiante remontam ao Império Romano. Depois, em 1904, Frank Lloyd Wright inventou um sistema mais moderno. Ao longo dos anos, novos avanços foram feitos, o que lhes permitiu ganhar popularidade na década de 1980.
- Eles são lentos: como mencionado acima neste artigo, os sistemas de aquecimento por piso radiante são, na verdade, mais rápidos do que muitas alternativas, atingindo níveis ótimos em apenas 20 minutos.
- O aquecimento radiante danifica os pisos – tudo depende da instalação. Quando instalados corretamente, os pisos aquecidos são perfeitamente seguros e não danificarão o revestimento final da sua casa.
- Eles são caros: em comparação com outros sistemas, o aquecimento por piso radiante oferece economias a curto e a longo prazo que superam de longe os custos de instalação.
- Eles são destinados apenas a cozinhas e casas de banho: o aquecimento por piso radiante é a solução ideal de aquecimento para qualquer divisão da sua casa!
- Eles causam a sensação de pernas pesadas: Falso, os pisos aquecidos hoje em dia são equipados com uma sonda de solo que limitará a temperatura do revestimento a um máximo de 28°C, evitando assim qualquer sensação desconfortável nos pés.
Perguntas frequentes (FAQ) sobre o aquecimento por piso radiante:
Quanto custa um piso radiante?
O custo dos pisos radiantes varia bastante e depende do tamanho do sistema e do tipo de sistema que escolher. Em média, o custo fica entre 20 e 40€ por m². Peça um orçamento aqui.
Também é importante considerar os custos de instalação e funcionamento. Por exemplo, a instalação custa cerca de 300 a 400€ por dia. Os custos de funcionamento do seu sistema de aquecimento por piso radiante variam conforme o tamanho e o uso. No entanto, o custo de funcionamento de um sistema de aquecimento por piso radiante é consideravelmente mais baixo do que a maioria das soluções tradicionais.
O aquecimento por piso radiante é perigoso?
O aquecimento por piso radiante é uma opção segura. Trata-se de uma solução “invisível”, sem superfícies quentes ou elementos expostos onde possa ocorrer queimaduras. Além disso, você nunca sofrerá choques elétricos de um piso radiante, pois estará protegido por diferencial. Como esses sistemas não fazem circular o ar, haverá menos pó no ambiente, criando assim um espaço mais fresco e sem alergias.
Os produtos Warmup possuem certificações de segurança reconhecidas mundialmente.
O aquecimento radiante é prático para edifícios comerciais?
O aquecimento por piso radiante não é apenas uma opção para proprietários de casas. Na verdade, os sistemas de piso radiante são uma excelente opção para edifícios comerciais ou escritórios. Eles permitem reduzir os custos operacionais, oferecem maior flexibilidade na instalação, além de um aquecimento mais eficaz, limpo e silencioso.
Além disso, os sistemas de aquecimento por piso radiante não exigem manutenção permanente, o que permite economizar ainda mais a longo prazo. Em resumo, os pisos radiantes são uma excelente opção para edifícios comerciais.
Quanto tempo leva para o aquecimento por piso radiante aquecer o meu espaço?
Os sistemas de aquecimento por piso radiante oferecem tempos de aquecimento rápidos, dependendo da sua implementação, mas a rapidez depende de variáveis como:
- O tamanho da divisão
- Perda de calor e nível de isolamento do espaço
- O tipo de revestimento
- O sistema e a fonte de calor
Numa casa de banho com azulejos, pode esperar que o aquecimento radiante atinja uma temperatura ótima em cerca de 20 minutos.
Conclusão do nosso guia: Vale a pena investir no aquecimento radiante?
O piso radiante é uma maneira fácil e eficiente em termos de energia para aquecer a sua casa. Embora o custo de instalação do aquecimento radiante seja superior ao custo de instalação de radiadores tradicionais, existem várias opções disponíveis conforme o seu orçamento, e é importante lembrar que o piso radiante permite economizar substancialmente nas suas faturas de energia a longo prazo.
Durante a renovação da sua casa de banho, o aquecimento radiante merece a sua atenção especial. O conforto e as economias nos custos de operação do sistema nas suas faturas de aquecimento serão vantajosos a longo prazo.
Esperamos que o nosso guia de compras tenha respondido a todas as suas perguntas antes de iniciar as suas obras!
Para obter mais informações sobre o aquecimento por piso radiante e encontrar o sistema ideal para o seu projeto, solicite um orçamento gratuito hoje mesmo com a Warmup. Obter uma cotação.